Explicando o PET

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com o nome de Programa Especial de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programa de Educação Superior – DEPEM. EM 2004, o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O PET destina-se a apoiar grupos de discentes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, propiciando a vivenciam em atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutorrecebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Os grupos do PET estão orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

I – desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II – contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III – estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV – formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V – estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

O PET CTJ, Programa de Educação Tutorial do Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em Janeiro de 2011 pelo Professor Cristiano Vasconcellos Ferreira, com o apoio da Direção do Centro de Engenharias da Mobilidade (antigo nome do Centro Tecnológico de Joinville), nas pessoas do Professor Acires Dias (Diretor Geral), Alvaro Lezana (Diretor Acadêmico) e Francisco Sommer (Diretor Administrativo) e participação dos professores.

O PET CTJ nasce como um grupo de aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo que busca propiciar aos bolsistas participantes condições para a realização de atividades extracurriculares que favoreçam sua formação acadêmica global, o crescimento pessoal e o desenvolvimento da sociedade.

O PET CTJ constituirá um ambiente para integração discente – docente – instituição– sociedade visando corroborar na implantação, desenvolvimento e melhoria do Centro de Engenharias da Mobilidade, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em consonância com a proposta Político Pedagógica do Centro de Engenharias da Mobilidade – CEM – da Universidade Federal de Santa Catarina que é uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão destinada à formação de pessoas de alta competência técnica e gerencial, com foco no desenvolvimento de sistemas técnicos no campo veicular (automobilístico, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial) e no estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte. Em suma, é uma Programa que propicia a produção e disseminação de conhecimentos relativos à engenharia da mobilidade, através da realização de uma série de atividades práticas. Os objetivos do Projeto PET CTJ estão pautados nos objetivos os quais têm como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além disto, os objetivos do PET CTJ estão fundamentados nos seguintes princípios:

1. CONHECIMENTO, o qual constituiu um diferencial que caracteriza aqueles que desejam ter uma carreira longa, duradoura e de sucesso;

2. CONTRIBUIÇÃO para apresentar iniciativas que favoreçam o alcance dos resultados com efetividade, beneficiando a organização e a sociedade;

3. COMPROMETIMENTO através da disposição pessoal para envolver-se com uma causa. Nossa contribuição, na verdade, muitas vezes depende desse compromisso;

4. COMPARTILHAMENTO por intermédio da disseminação do conhecimento para a sociedade, entendendo por sociedade, os demais estudantes, técnicos e docentes do Centro de Engenharia da Mobilidade da UFSC / Campus Joinville, os demais estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina / Campus Florianópolis e a própria sociedade.

Canvas – PET CTJ 

Iniciamos em 2013, o terceiro ano do PET CTJ, tendo ao final de 2012 realizado uma avaliação de feedback de todos os envolvidos na iniciativa. Sem dúvida, temos muito a agradecer a todos pelos esforços empreendidos em 2012, mas certamente temos muito para melhorar. O ano de 2011 foi um ano de estruturação das nossas principais ações, mas ainda temos muitas coisas para consolidar.

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Grupo PET EMB – 2016.2

Grupo PET EMB – 2017.2

Grupo PET EMB – 2018.1

Grupo PET EMB – 2018.2

Grupo PET EMB – 2019.1