Visitas Técnicas
Trilha Ecológica no Perini Business Park
No dia 24/05, o PET EMB realizou uma trilha ecológica dentro do Perini Business Park.
Após caminhar pela trilha, houve uma palestra com Leticia Woyakewicz, que trabalha no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), abrangendo temas como: construção sustentável, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, monitoramento ambiental, recuperação de áreas de preservação permanente, auditoria ambiental nas empresas sistemistas, entre outros.
______________________________________________________________________________________________________________________
Visita técnica à Perville
Visita técnica ao parque Beto Carrero World
_______________________________________________________________________________________________________________________
Visita técnica ao Porto de Itapoá
No dia 24/03/2017 os alunos da UFSC CTJ visitaram o Porto Itapoá, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o porto e seu funcionamento. Agradecemos a participação de todos, e se você se inscreveu e não conseguiu, ainda nesse semestre haverão outras oportunidades. Fiquem atentos!
____________________________________________________________________________________________________________________
Visita técnica à Curitiba – Rumo e Aeroporto Internacional Afonso Pena
No dia 18/11/2016 as professoras Elisete e Francielly acompanharam a turma de Sistemas de Transportes e alguns petianos em duas visitas técnicas em Curitiba. No período da manhã, visitou-se a Rumo que possui quatro concessões ferroviárias brasileiras e está presente em seis estados (MT, MS, SP, PR, SC e RG), totalizando 12 mil quilômetros de ferrovias (Rumo, 2015). À tarde, conheceu-se o Terminal de logística de carga do Aeroporto Internacional Afonso Pena (Teca Curitiba). “Segundo maior da Rede Infraero em movimentação e receita e o primeiro em resultado” (Infraero, 2015).
A visita na Rumo foi muito dinâmica, primeiramente houve uma apresentação sobre segurança, por exemplo, o que deveria ser feito em caso de incêndio; entendeu-se um pouco sobre os protocolos de segurança da empresa até mesmo na área mecânica. Viu-se onde é feito o tratamento das águas para que possam ser reaproveitadas, mostrando a preocupação da empresa com desperdícios e com o meio ambiente. A Rumo mostrou-se preocupada não só com a segurança, mas também com o ambiente de trabalho. Conheceu-se a área externa reservada para churrascos, partidas de futebol e espaços para relaxar no meio da mata. Dentro da empresa, conheceu-se a área administrativa, uma imensa sala sem divisões onde todos estavam acessíveis e ao mesmo tempo cada um com seu espaço pessoal. Alguns, até mesmo, levavam chimarrão para compartilhar com os colegas de trabalho. Reconheceu-se a teoria vista na engenharia de transportes quando se chegou no CCO (Centro de Controle Operacional). Nesta área viu-se a aplicação de conceitos de transportes, como o diagrama de espaço tempo para saída e chegada de trens devido às linhas singelas (simples) brasileiras e quadros da área logística. Durante toda a visita houve muito conhecimento agregado e foram muito atenciosos em relação a dúvidas e discussões.
No Terminal de logística de carga também foram muito atenciosos. Primeiramente houve uma apresentação institucional, onde se conheceu detalhes mais técnicos sobre um terminal de carga e a atuação da Infraero. Houve espaço para perguntas e discussões, também foi o momento para explicar as regras para a visita no armazém propriamente dito. A entrada no armazém possuiu scanner corporal assim como num aeroporto, porém, passando deste, não é possível levar celulares ou câmeras. Viu-se que toda área era muito bem divida, não só em questão dos materiais armazenados, mas também por causa do constante trânsito de empilhadeiras. Observou-se desde matérias primas, farmacêuticos, eletrodomésticos e eletrônicos, até um carro que seria lançamento da marca. Este, é claro, estava coberto. Foi um momento de muita curiosidade para todos. Reconheceu-se conceitos principalmente de logística, a importância das etiquetas eletrônicas e mais detalhes do transporte aéreo de cargas. Também sobre a embalagem das cargas nos aviões de cargueiros (unitização) e nos voos domésticos. Um fato que chamou a atenção foi que mesmo no transporte aéreo, considerado superior para produtos de alto valor agregado, acontecem casos avarias. Para conhecimento geral, os produtos importados da China não ficam na alfândega do terminal de cargas, estes vão direto para os Correios onde são fiscalizados e liberados. Soube-se que a Infraero é sempre questionada sobre isso, pois o último endereço no localizador da compra indica que chegou em Curitiba e depois não há mais informações.
Ao final do dia se acumulou novos conhecimentos e diferentes visões práticas dos conhecimentos obtidos em sala. Os alunos foram instigados a conhecer mais sobre diferentes áreas de transportes e se preparar, para no futuro, ingressarem nesse mercado de trabalho.
______________________________________________________________________________________________________________________
Visita técnica à fábrica da BMW em Araquari
No dia 28/11/2016 os alunos da UFSC Joinville tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica BMW Araquari. A visita contou com uma breve apresentação das vertentes da empresa, assim como sua história desde os primórdios. Posteriormente, os participantes acompanharam de perto todo o processo de montagem dos automóveis e seus respectivos testes de eficiência. Além da logística totalmente integrada, possuem extremo cuidado com os detalhes para que tudo saia como o planejado. Para os alunos a visita foi de extrema importância. No curso de Engenharia de Transportes e Logística por exemplo, vemos em sala a respeito da utilização dos kanbans, linhas de produção e gerenciamento de estoques. Já no curso de Engenharia Automotiva, a parte de powertrain e drivetrain enriqueceu ainda mais o aprendizado dos alunos. Poder observar a teoria da sala de aula na prática de uma potencial empresa como a BMW, instiga os alunos a irem em busca de seus objetivos e adquirirem sempre mais conhecimento.