Visitas Técnicas

Trilha Ecológica no Perini Business Park

No dia 24/05, o PET EMB realizou uma trilha ecológica dentro do Perini Business Park.

Após caminhar pela trilha, houve uma palestra com Leticia Woyakewicz, que trabalha no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), abrangendo temas como: construção sustentável,  tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, monitoramento ambiental, recuperação de áreas de preservação permanente, auditoria ambiental nas empresas sistemistas, entre outros.

 

 

 

 

 

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Visita técnica à Perville

No dia 28/08, o PET EMB realizou uma visita técnica à Perville, que se sucedeu após uma palestra com engenheiros dessa empresa. A visita teve como principais pontos a apresentação da empresa, explicação dos métodos de fabricação de pré-moldados e construção e, por fim, apresentação de pré-moldados prontos.
 
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 Visita técnica ao parque Beto Carrero World

Na última quinta-feira, dia 10 de maio de 2018, o PET EMB realizou uma visita técnica aos bastidores do Parque Beto Carrero World.
Fomos muito bem recepcionados pelo funcionário Cleiton Carlos Montagna, Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, que nos fez uma apresentação sobre a jornada de João Batista, de seus tempos de criança até se tornar a figura pública Beto Carrero e ter a iniciativa de construir o 7º melhor Parque Temático do mundo, de acordo com o TripAdvisor. Foi realmente um momento muito inspirador, e de grande estímulo para o empreendedorismo e inovação.
Contamos também com uma palestra do engenheiro responsável por toda a parte de manutenção mecânica e segurança do parque. Ele relatou as diversas etapas de manutenção sobre toda a infraestrutura do parque, que ocorrem de forma diária, mensal ou semestralmente, sempre atentos à ensaios minuciosos sobre cada componente e peça existente, atendendo normas europeias e portando com certificados internacionais para operar.
Ao fim, foi realizado uma visita por dentro dos bastidores do parque, para conhecermos a logística de funcionamento e a prática da organização de todas as outras questões que sustém o mundo mágico de Beto Carrero World.
 Gostaríamos de agradecer ao Cleiton Carlos Montagna, que aceitou nosso pedido e foi responsável por nos receber, ao Engenheiro que nos esclareceu sobre toda engenharia do parque e se prontificou a tirar nossas dúvidas e a todos que fizeram parte desta visita e tornaram-a gratificante. Em especial, gostaríamos de agradecer a diretora Cátia pelo apoio concedido para nos proporcionar esta experiência tão incrível. Obrigada!

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Visita técnica ao Porto de Itapoá

No dia 24/03/2017 os alunos da UFSC CTJ visitaram o Porto Itapoá, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o porto e seu funcionamento. Agradecemos a participação de todos, e se você se inscreveu e não conseguiu, ainda nesse semestre haverão outras oportunidades. Fiquem atentos!

Porto de Itapoá 2017.1

Porto de Itapoá 2017.1

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Visita técnica à Curitiba – Rumo e Aeroporto Internacional Afonso Pena

No dia 18/11/2016 as professoras Elisete e Francielly acompanharam a turma de Sistemas de Transportes e alguns petianos em duas visitas técnicas em Curitiba. No período da manhã, visitou-se a Rumo que possui quatro concessões ferroviárias brasileiras e está presente em seis estados (MT, MS, SP, PR, SC e RG), totalizando 12 mil quilômetros de ferrovias (Rumo, 2015). À tarde, conheceu-se o Terminal de logística de carga do Aeroporto Internacional Afonso Pena (Teca Curitiba). “Segundo maior da Rede Infraero em movimentação e receita e o primeiro em resultado” (Infraero, 2015).

Rumo 2016.2

Rumo 2016.2

A visita na Rumo foi muito dinâmica, primeiramente houve uma apresentação sobre segurança, por exemplo, o que deveria ser feito em caso de incêndio; entendeu-se um pouco sobre os protocolos de segurança da empresa até mesmo na área mecânica. Viu-se onde é feito o tratamento das águas para que possam ser reaproveitadas, mostrando a preocupação da empresa com desperdícios e com o meio ambiente. A Rumo mostrou-se preocupada não só com a segurança, mas também com o ambiente de trabalho. Conheceu-se a área externa reservada para churrascos, partidas de futebol e espaços para relaxar no meio da mata. Dentro da empresa, conheceu-se a área administrativa, uma imensa sala sem divisões onde todos estavam acessíveis e ao mesmo tempo cada um com seu espaço pessoal. Alguns, até mesmo, levavam chimarrão para compartilhar com os colegas de trabalho. Reconheceu-se a teoria vista na engenharia de transportes quando se chegou no CCO (Centro de Controle Operacional). Nesta área viu-se a aplicação de conceitos de transportes, como o diagrama de espaço tempo para saída e chegada de trens devido às linhas singelas (simples) brasileiras e quadros da área logística. Durante toda a visita houve muito conhecimento agregado e foram muito atenciosos em relação a dúvidas e discussões.

Terminal logístico de carga do Aeroporto Internacional Afonso Pena 2016.2

Terminal logístico de carga do Aeroporto Internacional Afonso Pena 2016.2

No Terminal de logística de carga também foram muito atenciosos. Primeiramente houve uma apresentação institucional, onde se conheceu detalhes mais técnicos sobre um terminal de carga e a atuação da Infraero. Houve espaço para perguntas e discussões, também foi o momento para explicar as regras para a visita no armazém propriamente dito. A entrada no armazém possuiu scanner corporal assim como num aeroporto, porém, passando deste, não é possível levar celulares ou câmeras. Viu-se que toda área era muito bem divida, não só em questão dos materiais armazenados, mas também por causa do constante trânsito de empilhadeiras. Observou-se desde matérias primas, farmacêuticos, eletrodomésticos e eletrônicos, até um carro que seria lançamento da marca. Este, é claro, estava coberto. Foi um momento de muita curiosidade para todos. Reconheceu-se conceitos principalmente de logística, a importância das etiquetas eletrônicas e mais detalhes do transporte aéreo de cargas. Também sobre a embalagem das cargas nos aviões de cargueiros (unitização) e nos voos domésticos. Um fato que chamou a atenção foi que mesmo no transporte aéreo, considerado superior para produtos de alto valor agregado, acontecem casos avarias. Para conhecimento geral, os produtos importados da China não ficam na alfândega do terminal de cargas, estes vão direto para os Correios onde são fiscalizados e liberados. Soube-se que a Infraero é sempre questionada sobre isso, pois o último endereço no localizador da compra indica que chegou em Curitiba e depois não há mais informações.

Teca Curitiba 2016.2

Teca Curitiba 2016.2

Rumo 2016.2

Rumo 2016.2

Ao final do dia se acumulou novos conhecimentos e diferentes visões práticas dos conhecimentos obtidos em sala. Os alunos foram instigados a conhecer mais sobre diferentes áreas de transportes e se preparar, para no futuro, ingressarem nesse mercado de trabalho.

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Fábrica BMW 2016.2

Fábrica BMW 2016.2

Visita técnica à fábrica da BMW em Araquari

No dia 28/11/2016 os alunos da UFSC Joinville tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica BMW Araquari. A visita contou com uma breve apresentação das vertentes da empresa, assim como sua história desde os primórdios. Posteriormente, os participantes acompanharam de perto todo o processo de montagem dos automóveis e seus respectivos testes de eficiência. Além da logística totalmente integrada, possuem extremo cuidado com os detalhes para que tudo saia como o planejado. Para os alunos a visita foi de extrema importância. No curso de Engenharia de Transportes e Logística por exemplo, vemos em sala a respeito da utilização dos kanbans, linhas de produção e gerenciamento de estoques. Já no curso de Engenharia Automotiva, a parte de powertrain e drivetrain enriqueceu ainda mais o aprendizado dos alunos. Poder observar a teoria da sala de aula na prática de uma potencial empresa como a BMW, instiga os alunos a irem em busca de seus objetivos e adquirirem sempre mais conhecimento.